A Prefeitura de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o apoio do Departamento de Água e Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na tarde da última quinta-feira (24), no auditório da Câmara Municipal, uma reunião de apresentação para o ordenamento e visitação do Vale dos Mestres e da Cachoeira do Lajedão, dois dos principais pontos turísticos do Município.
O objetivo é criar uma logística planejada e ordenada para a visitação das áreas com o intuito de reduzir os impactos ambientais causados pela prática de visitações desordenadas. Para isso, está sendo realizado um estudo e projeto para viabilização de uma Infraestrutura adequada para a região.
Nesta primeira etapa, durante quatro meses, foi realizado um trabalho de campo para identificar as principais áreas mais frequentadas e consequentemente os pontos que sofrem maiores impactos ambientais. Os técnicos da ONG Centro da Terra são os responsáveis pelo estudo que tem por objetivo reduzir os impactos causados à natureza. “Entre os pontos levantados podemos destacar o estudo da capacidade de carga desses locais, ou seja, qual a quantidade de visitantes estas áreas podem estar recebendo por dia, de maneira controlada e organizada, bem como a sinalização de trilhas e de toda a área correspondente para a realização do ecoturismo”, explica o presidente da ONG, Elias Silva.
A reunião contou com a presença da procuradora da República, Lívia Tinôco, do Ministério Público Federal (MPF), responsável pela área de meio ambiente e patrimônio cultural do MPF. Ao final da apresentação a Procuradora disse estar satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo Município. “Todos estão de parabéns. Um projeto lindo e muito bem elaborado, e o mais importante é que se trata de um projeto construído, não só pelos técnicos da Secretaria Municipal ou pelos técnicos contratados para isso, mas principalmente porque está sendo construído com a ajuda da comunidade, ou seja, a comunidade também está sendo ouvida, os assentados que moram na região, a comunidade ribeirinha, enfim, isso é muito gratificante e conseguimos assim perceber que Canindé está verdadeiramente construindo um projeto de ecoturismo para a região”, ressalta a procuradora.
Para a segunda etapa, já está em fase de conclusão um Projeto de Infraestrutura Sustentável, que vai contemplar a instalação de um centro de visitantes, guarita de entrada e saída, pórtico de entrada, sinalizações, áreas comuns de convivência, lazer e circulação, campanha de conscientização com as comunidades envolvidas e capacitação dos agentes que irão trabalhar diretamente com o turismo no local. “Estamos dando um passo importante para o desenvolvimento do ecoturismo em nosso Município. Estamos felizes com o que fizemos até aqui e esperamos avançar ainda mais para podermos concretizar o nosso objetivo, gerando mais oportunidades e renda para as comunidades que trabalham e sobrevivem dos atrativos que o Município oferece”, enfatizou o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano.
De acordo com a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Canindé de São Francisco, Patrícia Vitor, outro objetivo da Prefeitura é sensibilizar o Ministério Público Federal para a reabertura da visitação ao Vale dos Mestres, tendo em vista o trabalho já realizado nesse primeiro momento. “Todo esse trabalho mostra o empenho e esforço do Município em viabilizar o mais rápido possível a readequação da área no sentido de suprir às exigências contidas nas orientações do Ministério Público Federal. Já temos garantia de recurso para a implantação da infraestrutura, através de emenda parlamentar. Agora, é aguardar o posicionamento do cumprimento de sentença que protocolamos, no sentido de reabrir o Vale com a nova gestão da área que já está pronta para ser colocada em prática”, explica.
Presenças
Também estiveram presentes no encontro, a primeira dama, Maria Leila, representantes do ICMBio, vereadores do Município, secretários municipais, representantes da ONG Centro da Terra e representantes de comunidades locais.
Por Silas Santos
Assessoria da Comunicação Social / Prefeitura de Canindé de São Francisco