Na manhã desta terça-feira, 19, a Prefeitura de Canindé de São Francisco participou da audiência pública realizada na Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado, no Município, para discutir ações efetivas para o reforço do policiamento e da segurança em todo o Município.
Em pauta, as ações em Segurança Pública realizadas pela Polícia Militar do Estado de Sergipe e pela Polícia Civil, além da parceria com a Prefeitura Municipal para a implantação de um sistema de monitoramento de vídeo em pontos estratégicos do Município de Canindé de São Francisco.
A implantação do sistema está em fase inicial de orçamento e estudo de viabilidade técnica e tem por objetivo, auxiliar as autoridades no combate à criminalidade. "Estamos felizes com essa reunião onde podemos relatar os problemas encontrados pelo Município e localidades de maior problemática com relação à segurança. Agradecemos o apoio de sempre da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Promotoria de Justiça, no sentido de alinharmos da melhor maneira, sempre buscando a paz social e melhor segurança para nossa população", destacou o prefeito, Weldo Mariano.
Ainda de acordo com o prefeito, é interesse do Município, fazer a instituição da Guarda Municipal de Canindé de São Francisco, muito em breve será enviado à Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei, para apreciação do Poder Legislativo e sendo aprovado, posteriormente, será feito os trâmites legais para a realização de um concurso público.
Outros pontos destacados durante a audiência, foi o aumento do contingente do Batalhão que aconteceu esta semana e o novo horário do plantão da Delegacia no Município.
Na ocasião, foram levantadas algumas demandas, entre elas, o reforço do policiamento, principalmente nos Povoados como Curituba, Capim Grosso, Cuiabá e na zona rural.
O comandante do Policiamento Militar do Interior, coronel Ribeiro, destacou a parceria com a Prefeitura e com o Ministério Público para a criação de ações conjuntas em prol da segurança pública e reforçou para que a população realize o Boletim de Ocorrência e utilize o 190. "O cidadão efetivando o Boletim de Ocorrência nos auxilia em um melhor trabalho, principalmente os que demandam investigação. Outra ferramenta de suma importância que está a disposição da sociedade, é a utilização do serviço do 190 da Polícia Militar para qualquer registro ou solicitação do nosso efetivo", ressaltou o coronel Ribeiro.
O comandante disse ainda que irá discutir as ações de reforço no policiamento do Município com o comandante do 4° Batalhão e com a Secretaria de Segurança Pública.
A audiência contou com as presenças do promotor de justiça do Município, Dr. Paulo José, Dr. Nilzir Vieira, Presidente da Associação dos Promotores do Estado de Sergipe, do comandante do Policiamento Militar do Interior, coronel Ribeiro, do comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Vitor, do delegado, Dr. Douglas Lucena, do comandante da Companhia de Policiamento da Caatinga, major Fabrício, do vice-prefeito, Joselildo Almeida, do presidente da Câmara de Vereadores, Juarez de Vavá, os vereadores Zé Caloi, Valker Araras, Roque do Cuiabá, Hugo de Pank, André da Saúde, a vereadora Bianca Carvalho, e o superintendente da SMTT, Fernando Santos, o secretário geral da Câmara Municipal, Alberto Jorge Vieira, empresário Márcio Rêgo e Procuradoria do Município.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco