Durante audiência pública realizada no Ministério Público de Sergipe nesta quarta-feira, 20, que teve o objetivo de discutir melhorias no fornecimento de água dos povoados Capim Grosso e Curituba, a Prefeitura de Canindé de São Francisco solicitou e a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) se comprometeu em fornecer água potável às escolas das zonas rurais através de caminhões pipas.
No que se refere às melhorias no fornecimento de água no povoado Capim Grosso, foi constatado que o problema recorrente na região se dá devido ao desvio de água irregular para uso em irrigação, ocasionando assim, o desabastecimento da comunidade. A DESO informou que fará uma fiscalização para minimizar a falta de água no povoado.
Povoado Curituba
A DESO também informou que houve execução da rede com tubulação diferente do Projeto de rede de abastecimento do povoado Curituba e demais localidades, sem autorização da empresa responsável. Por conta disso, a rede não suporta a pressão da água, ocasionando o desabastecimento em vários povoados, problema que se estende até os dias de hoje.
O promotor de justiça, Paulo José Francisco Alves Filho, concedeu o prazo até o dia 27 de maio, para que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresente as devidas justificativas sobre o ocorrido e no mesmo período manifeste o cronograma efetivo para a regularização do problema apresentado pela DESO.
Tarifa Social
Com o retorno da taxa de esgoto no Município, a Prefeitura de Canindé informa à população que é possível solicitar a tarifa social e obter descontos.
Para isso, existem alguns critérios estabelecidos pela Empresa destruidora de água, para que o cliente possa solicitar a tarifa social, dentre eles:
- Ter renda da família residente no imóvel de até 1/8 salário-mínimo por pessoa;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com cadastro atualizado;
- Ser consumidor monofásico de energia elétrica com média de consumo de até 80kwh/mês;
- Estar devidamente cadastrado como proprietário ou usuário na unidade consumidora em que pleiteia o benefício;
- Estar cadastrado na categoria residencial;
- Estar cadastrado em apenas uma unidade consumidora;
- Não possuir débitos pendentes;
- Preencher questionário socieconômico, disponibilizado pela DESO;
- Residir em imóvel com padrão compatível com a renda familiar.
Para maiores informações, o interessado pode se dirigir à agência da DESO no Município ou acessar o site através do endereço eletrônico, www.deso-se.com.br.
Por Yslla Vanessa
Assessoria de Comunicação Social/Prefeitura de Canindé de São Francisco