Com a chegada da covid-19, foi possível observar o aumento da população em situação de rua no Brasil. Em Canindé de São Francisco, por exemplo, houve uma potencialização por meio da realidade pandêmica.
Entendendo a necessidade de haver um fluxograma para atender a este público, a Prefeitura de Canindé de São Francisco, através da Secretaria de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu a Primeira Capacitação de Cuidado Às Pessoas em Situação de Rua, voltada para profissionais que atuam no Conselho Tutelar, Assistência Social, Saúde e Órgãos de Controle Social.
“Embora estejam em situação de rua, são cidadãos detentores de diretos e necessitam do agir de todas as Políticas Públicas setoriais”, disse a assistente social, Cândida Caroline.
As equipes participantes obtiveram conhecimentos para atuação diante da nova demanda, que teve um avanço significativo mediante à pandemia. Em Canindé, mais de 20 famílias são moradoras de ruas , entre elas, os andarilhos, que se deslocam para outros Municípios.
Com o alinhamento entre todas as Políticas Públicas e o planejamento de ações estabelecido pelos agentes, responsabilidades serão aplicadas na realização do fluxograma de atendimento.
Por Yslla Vanessa
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco