Na manhã desta terça-feira,15, a Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, esteve presente em mais uma reunião de alinhamento entre os órgãos da Defesa Civil do Estado de Sergipe e de Alagoas, Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de Alagoas, Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMbio e Associação de Operadores Turísticos para discutir o início da inspeção dos Cânions do Complexo Turístico de Xingó.
O objetivo do encontro foi definir as áreas que serão estudadas pelos geólogos da CPRM como forma de prevenção e segurança dos turistas que visitam os Cânions da região, para que não aconteça algo semelhante ao ocorrido na cidade de Capitólio/MG.
A equipe de geólogos chegaram à cidade de Canindé, nesta terça-feira, para a realização do trabalho que segue até o dia 23 de fevereiro. Todos os municípios do entorno apresentaram áreas possíveis de serem estudadas para um determinado diagnóstico.
Em Canindé de São Francisco, os pontos apresentados para reconhecimento e mapeamento são: a Cachoeira do Lajedão, o Vale dos Mestres, a Toca do Sal e a Fazenda Mundo Novo.
Durante a sua fala, o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano, ressaltou que enquanto gestor moverá equipes para que metas e estratégias sejam realizadas a fim de que não aconteça a lamentável tragédia que vitimou turistas em Minas Gerais. “Estamos discutindo um assunto que infelizmente se tornou realidade. A nossa intenção é fazer com que essa catástrofe não aconteça em nossa região. Portanto, vamos continuar traçando metas para garantir a segurança de todos”, enfatizou.
Esse trabalho de força-tarefa cumpre o mapeamento preventivo das áreas turísticas, tendo em vista que há características específicas diferentes entre os Cânions de Xingó e da cidade de Capitólio, no Estado de Minas Gerais, a exemplo de rochas e paredões.
Presente na reunião, a secretária Municipal de Turismo, Patrícia Vitor, destacou a importância do momento. “A princípio apresentamos as regiões que gostaríamos que fosse realizado esse estudo por serem as maiores áreas naturais de movimentação turística do município”, disse.
Participaram ainda da reunião, o vice-prefeito de Piranhas/AL, José Vicente Rodrigues; o comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, capitão de mar e guerra, Petrocelli; o tenente-coronel, Queiroz, da Defesa Civil de Sergipe; o tenente-coronel, Moisés, da Defesa Civil de Alagoas; o geólogo da CPRM, Anselmo de Carvalho Pedrazzi; o representante da Associação dos Operadores Turísticos, o empresário, Manoel Foguete; o representante da ICMbio, o técnico Emerson Leandro; além de representantes das cidades de Olho D'água do Casado/AL e de Delmiro Gouveia/BA.
Por Yslla Vanessa
Assessoria de Comunicação Social/ Prefeitura de Canindé de São Francisco
Foto: Ascom