A Prefeitura de Canindé de São Francisco, visando garantir a segurança de moradores e turistas que visitam os cânions do lago de Xingó, participou de uma audiência promovida pelo Ministério Público do Estado de Sergipe nesta quarta-feira, 26.
Participaram da audiência, o Promotor de Justiça, Dr. Paulo José Francisco Alves Filho, o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano, o secretário de Estado do Turismo de Sergipe, José Sales Neto, chefe substituto do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade - ICMBio, Marcelo Antônio da Silva, representante também da ICMbio, Osmar Borges, Capitão de Converta - Ajudante da Capitania, André Teixeira de Souza, suboficial assessor dos Portos de Sergipe, Jackson Marcondes Batista Santos, suboficial supervisor do STA - Jurídico, Wilians Silva Santos, advogado da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf, Mario Jorge Cardoso de Oliveira, advogada da Chesf, Mônica Campelo de Holanda, representante da MF-TUR-ATOLX, Manoel Foguete, vice-presidente da ATOLX, Antônio Manoel, coordenador de Defesa Civil Municipal, Adilson Lima Maceno, secretária Municipal de Turismo, Patrícia Victor e a bióloga e secretária Municipal de Água e Meio Ambiente, Andressa Lima Duarte.
Para a tranquilidade dos turistas, durante a audiência foi frisado que existe uma diferença entre as pedras dos cânions de Xingó e de Capitólio. Também foi ressaltado que a princípio não há nenhum lugar nos cânions que demonstre ou apresente perigo de desabamento, e que a Marinha realiza o mapeamento da área e promove palestras com temas que previnem acidentes.
Desde o acontecido em Capitólio, a Secretaria Municipal de Turismo busca manter contato com estados vizinhos e consulta geólogos para que possa agir conforme orientação, e assim informar os frequentadores com embasamentos técnicos.
De acordo com a ATOLX, os cânions de Xingó são os mais visitados do Brasil, e por sua vez, também fiscalizados com maior frequência. Os geólogos informam claramente que não há perigo eminente de acontecer algo semelhante a Capitólio – MG.
Os responsáveis pelas embarcações turísticas serão capacitados pelo ENAP, para garantir a segurança dos turistas que visitarem os cânions de Xingó. O ICMBIO coordenará a interlocução dos demais órgãos e também de Estados como Alagoas e Bahia, para que em conjunto possam auxiliar e acompanhar a visita dos geólogos do CPRN.
Além disso, geólogos da CPRN estarão nos cânions de Xingó entre os dias 14 e 27 de fevereiro.
O Promotor de Justiça, Paulo José Francisco Alves Filho, disse que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) receberá um ofício para que em 30 dias envie o relatório sobre a área urna do morcego a qual pode acarretar risco, que, apesar de se encontrar interditada, visitantes desavisados ainda frequentam o local, segundo a ICMBIO. O Ministério Público ainda determinou que seja aguardada a visita dos geólogos do CPRN com o respectivo relatório. Suspenda o feito pelo período de 60 (sessenta dias).
Por Yslla Vanessa
Ascom/Prefeitura de Canindé de São Francisco