Diante do cenário nacional de mobilização contra a violência no ambiente escolar, equipes da Prefeitura de Canindé de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com os órgãos de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, iniciaram uma série de reuniões e visitas às Escolas Municipais com o objetivo de realizar um diagnóstico das condições de segurança dos ambientes escolares, além de tranquilizar toda a comunidade escolar.
Através do grupo de trabalho, estão sendo discutidos protocolos de segurança, emergência e da cultura de paz dentro das Unidades de Ensino. Além disso, a Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação está realizando palestras e rodas de conversas sobre a conscientização de um ambiente seguro para todos envolvendo os alunos, professores, servidores, e principalmente, os pais e responsáveis, pois existe a necessidade que acompanhem diariamente a rotina e o dia a dia dos seus filhos. A primeira escola da criança e do adolescente, é o seu próprio lar e ambiente familiar.
A secretária Municipal de Educação, Maria Ramos, destacou a prontidão da Prefeitura e da Secretaria logo quando das primeiras notícias sobre atos de violência divulgadas. “Desde o início, logo quando começaram os primeiros boatos e possíveis ações de violência nas Escolas, entramos em contato com o delegado do Município e a Polícia Militar para implementarmos ações conjuntas com o objetivo de tranquilizar toda a comunidade escolar. Além disso, começamos um trabalho intenso contra a Fake News, no sentido de conscientizar os pais, alunos e professores para não replicar qualquer tipo de informação falsa”, ressalta.
Todas as Escolas Municipais e a Secretaria de Educação possuem uma linha de comunicação direta com o Batalhão da Polícia Militar e com a Delegacia local, além de todas as viaturas policiais que servem ao Município e que realizam o trabalho de ronda e policiamento diário no Município, qualquer eventualidade e conhecimento de atitudes suspeitas, o acionamento da Polícia é feito de imediato. “Já estivemos também em reunião com a cúpula da Secretaria de Estado de Segurança e de Educação no sentido de continuar o trabalho de enfrentamento e defesa de possíveis atos de violência”, pontua a secretária Municipal de Educação.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco