Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente no dia 20 de setembro, a Associação das Pessoas com Deficiência de Canindé (APDEC) em parceria com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e a Prefeitura de Canindé de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a 14ª Passeata para marcar a data no Município.
O Dia, marcado no calendário nacional desde 2005, visa chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre a acessibilidade, os direitos e as oportunidades das pessoas com deficiência.
Em Canindé, a Prefeitura tem trabalhado para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos pelo CAEE, que realiza atendimentos especializados como fisioterapias, atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, entre outros. Além disso, está reestruturando as salas de recursos existentes nos ambientes escolares do Município.
“Na Secretaria, temos trabalhado para garantir aos nossos alunos que necessitam de uma atenção especial e atendimento especializado, melhores condições de aprendizado e auxiliando assim os pais neste sentido. O que a gente poder fazer e o que estiver ao nosso alcance, não mediremos esforços para que isso aconteça”, destacou o secretário municipal de Educação, Felino Bonfim.
Somente no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), atualmente existem cerca de 500 pacientes matriculados, 90% deste público são autistas. Desde o ano passado o número de atendimentos tem aumentado. “Nós ampliamos o número de atendimentos devido a alta procura. A gente realiza mensalmente cerca de 900 terapias com atendimentos em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, além da assistência social”, explica a coordenadora do CAEE, Francisca Rosineide. Ainda de acordo com a coordenadora, existe uma dificuldade em encontrar na região um profissional em Terapia Ocupacional (TO), para assim compor o quadro de atendimentos.
Além da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura também desenvolve diversas ações e iniciativas voltadas e em benefício às pessoas com deficiência através da Secretaria Municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Saúde.
Participaram da caminhada, cadeirantes, adultos e crianças com transtorno do espectro autista, pais e mães, equipes e servidores do CAEE, do Departamento Pedagógico e da Secretaria Municipal de Educação, a primeira-dama do Município, Maria Leila e a secretária adjunta de Educação, Maria Ramos.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco