Foi realizada na última semana, nos dias 29 e 30 de março (quarta e quinta-feira), a 6ª Edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece a cada quatro anos e foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Canindé de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do encontro foi discutir as diretrizes, sugestões e propostas acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito Municipal, Estadual e Federal.
Este ano, o evento aconteceu no Ginásio de Esportes Francisco de Assis e contou com a presença de usuários do SUS, trabalhadores da saúde e autoridades do Município, além de apresentações artísticas e culturais de grupos e artistas da Cidade. Segundo o secretário Municipal de Saúde, é no evento que a população pode sugerir novas propostas para as ações de saúde no Município. “Importante momento de participação da população, dos trabalhadores da saúde e dos usuários para que a gente possa discutir políticas públicas voltadas aos serviços de saúde. Através de Conferências como esta que são criados programas para atender a população diante da sua real situação e necessidade”, ressalta.
A participação popular de toda a sociedade foi essencial para a construção de 18 propostas para cada esfera (Municipal, Estadual e Federal), além da eleição dos delegados que irão representar o Município na Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 23 a 25 de maio. “Canindé está de parabéns pela participação massiva de todo o público esperado. As propostas aqui definidas serão levadas aos órgãos e instituições para o fomento de novas políticas públicas em saúde e o aprimoramento de muitas delas”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Adailton.
Moradora de Canindé de São Francisco, a usuária, Ivanilda Feitosa, iniciou e finalizou um tratamento renal através do Sistema Único de Saúde. Após um transplante realizado em 2014, hoje ela comemora a saúde restabelecida e reconhece o papel do SUS em sua vida. “Quando eu fui diagnosticada com problema renal e que me veio a notícia de que precisaria de um transplante, minha vida desabou. De imediato toda equipe que me acompanhava na época me deu toda a força para que eu pudesse superar toda a situação. Durante meu tratamento pelo SUS nunca me faltou nada”.
Durante a programação houve ainda palestra sobre a importância do SUS com o tema “O SUS que temos e o SUS que queremos”, proferido pela palestrante Valéria Fernandes, além da palestra sobre “Participação e Controle Social”, ministrada pelo cirurgião dentista, Leônidas Marinho. Houve ainda a apresentação de diversos artistas e grupos culturais do Município.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído 1988 a partir da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, que passou a ofertar aos brasileiros um sistema com acesso gratuito, integral e universal aos serviços de saúde. O SUS atende mais de 180 milhões de brasileiros e realiza mais de 2,8 bilhões de atendimentos por ano.
Práticas Integrativas Complementares (PICS)
No evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos tratamentos realizados através das Práticas Integrativas Complementares (PICS). Os tratamentos são feitos com recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir diversas doenças como ansiedade, depressão, hipertensão e outras.
O tratamento através de massagens, auriculoterapia, ventosa, relaxamento, shantala e outros, são oferecidos à população gratuitamente através do SUS. “Nós atendemos a todos os usuários e trabalhadores da saúde. Além desse público, nós atendemos também muitos encaminhamentos médicos, de pessoas com dores, início de ansiedade, depressão e hoje já existe pacientes que não usam mais medicação diante do tratamento realizado através das Práticas Integrativas”, explica a coordenadora, Berenice de Jesus.
Em Canindé de São Francisco, as Práticas Integrativas são realizadas na Unidade de Saúde Antonio Apolônio Costa, no bairro da Torre, de segunda a quarta das 07h às 14h, e sexta-feria das 07h às 13h, por ondem de chegada ou encaminhamento médico. Na quinta-feira, o atendimento é realizado exclusivamente aos usuários do CAPS.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco