O Conselho Municipal de Saúde promoveu a primeira reunião com objetivo de discutir a VI Conferência Municipal que esse ano de 2023 elencará como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
O Conselho Municipal de Saúde é o órgão que fica à frente das diretrizes e foi montada uma Comissão Organizadora para a efetiva realização do evento. A Prefeitura de Canindé de São Francisco apoia a iniciativa e de acordo com as primeiras informações da Comissão, algumas diretrizes já foram alinhadas.
A primeira delas, se trata da definição da data estabelecida para a Conferência, com previsão para ser realizada nos dias 29 e 30 de março, quarta e quinta-feira respectivamente, na Arena Francisco de Assis da Silva, "Diamante Negro". Para o evento, está sendo previsto a participação de mais de 200 pessoas, incluindo-se conselheiros, delegados, convidados, profissionais em saúde e observadores.
Está previsto ainda, para este ano, a realização de quatro Pré-Conferências, focando assim numa maior atenção aos Povoados e Assentamentos, estabelecendo o dia 1° de março no Povoado Curituba; dia 02, no Povoado Capim Grosso; dia 08, no Assentamento Cuiabá e dia 09 de março, no Assentamento Alto Bonito.
A Conferência Municipal de Saúde é um evento obrigatório e garantido pela Lei n° 8142/90, onde são elencadas propostas para melhorar a saúde pública da Cidade, Estado ou Federação. É a grande oportunidade do cidadão expor suas ideias e, juntamente com uma equipe técnica, sugerir propostas que irão melhorar o SUS. O evento acontece a cada quatro anos e deve ser realizada de forma presencial, em plenárias abertas ao público.
Por Adeval Marques