Atualmente, o Município tem 100% de cobertura do seu território com os serviços da Atenção Básica de Saúde
O Ministério da Saúde, a cada quadrimestre, realiza a avaliação da atenção primária da sáude de Municípios e Estados através de sete Indicadores, que refletem a realidade da assistência dos serviços em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (SUS). É através do resultado, que o Ministério monitora e reforça o financiamento de ações e serviços da Atenção Básica de Saúde.
A avaliação é feita diante da realidade do Município, e os resultados refletem ainda em diversas questões, como por exemplo, a infraestrutura tecnológica (computadores, sistemas de informatização, equipes qualificadas, prontuários eletrônicos), melhoria na estrutura física das Unidades de Saúde e na promoção de capacitações e qualificações das equipes de saúde.
Dos sete indicadores, três deles são voltados para a assistência da mulher no período gestacional, o chamado Pré-Natal. Os indicadores são:
- Proporção de consultas realizadas (mínimo de seis consultas durante o período gestacional);
- Proporção de gestantes com a realização de testes rápidos para Sífilis e HIV;
- Proporção de consultas odontológicas durante o período gestacional;
- Proporção de mulheres que realizaram o Citopatológico (exame preventivo/Papanicolau);
- Proporção de crianças, de até 1 ano de idade, com as principais vacinas aplicadas e atualizadas;
- Proporção de hipertensos que estejam em acompanhamento pelo Município através da Atenção Básica;
- Proporção de diabéticos acompanhados pela Atenção Básica e que tiveram a solicitação do exame hemoglobina glicada.
Em todos esses indicadores, desde 2021, o Município tem evoluído significativamente e muito bem avaliado. Para a secretária Municipal de Saúde, Rosacy Alves, a evolução reflete no esforço contínuo na prestação de um serviço em Saúde Pública igualitário, com qualidade e através de um atendimento cada vez mais humanizado. “Podemos dizer que hoje, o Município vive outra realidade. É sempre uma preocupação da Prefeitura Municipal oferecer ao cidadão e cidadã canindeense um serviço de saúde pública cada vez melhor. Os investimentos estão sendo realizados, seja na melhoria da estrutura física, tecnológica, com a aquisição de materiais e equipamentos ou na qualificação das nossas equipes de saúde”, ressalta a secretária.
Melhorias e Investimentos
Este ano, a Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a aquisição e entrega de 42 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde, promovendo melhores condições de trabalho, como também, na informatização e verificação de dados em tempo real. Além disso, foi realizada a melhoria na disponibilidade dos sistemas em rede, de internet e a instalação de novos computadores nas Unidades de Saúde, através do CPD. A melhoria da infraestrutura elétrica, física e estrutural das Unidades também tem sido mais recorrente. Como também, a capacitação e qualificação constante dos profissionais de saúde para a utilização dos Sistemas de Informatização.
O investimento realizado no Laboratório de Análises Clínicas do Município, através das melhorias implementadas, deu maior fluidez na realização e entrega de exames. Outro serviço, o qual ganhou reforço, foi a disponibilidade de transporte para pacientes que necessitam ser encaminhados para Unidades de média e alta complexidade, seja em Aracaju ou em outro Município.
Outro passo importante para a evolução dos Indicadores, se deu através da contratação de novos médicos e implementação de novas equipes de saúde para atender as diversas regiões que, até então não tinham a cobertura dos serviços da Atenção Básica. “Com esta iniciativa, conseguimos atingir todo o território do Município. Podemos dizer que tudo isso reflete no aumento significativo da qualidade e melhoria contínua dos serviços e atendimentos prestados à população”, pontua o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Marinho.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco