Uma boa alfabetização é essencial para o desenvolvimento intelectual de qualquer estudante. Uma base sólida e bem aplicada é capaz de transformar e preparar cidadãos para o futuro, seja no simples ato de se comunicar ou na aquisição de novos conhecimentos, além da busca incansável pelo saber.
Dentro dessa perspectiva, a leitura se torna fundamental para que o indivíduo cresça intelectualmente, desenvolva e amplie suas próprias habilidades e conhecimentos. A Avaliação de Fluência realizada este ano em Canindé de São Francisco obteve a participação de 94% dos alunos considerados ‘público-alvo’ - estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A Avaliação tem por objetivo, verificar o desempenho e nível de leitura dessas crianças ao ler textos de forma expressiva e palavras da língua portuguesa.
A intensa participação dos alunos durante a Avaliação de Fluência 2023 no Município, ganhou destaque no cenário estadual. “Fizemos uma mobilização intensa entre toda a comunidade escolar, professores, diretores, equipes pedagógicas, inclusive com os próprios pais e responsáveis dos alunos. Foi um trabalho de conscientização sobre a importância da avaliação para o desenvolvimento dos nossos alunos e sobre o que podemos melhorar e implementar em termos de ações educacionais a partir dos resultados obtidos”, explica a secretária Municipal de Educação, Maria Ramos.
O Dia D de Avaliação de Fluência 2023 foi realizado no último dia 11 de abril, em 15 Escolas da Rede Municipal de Ensino, e contou com o envolvimento de docentes, pais de alunos e equipes diretivas e pedagógicas. “Queremos agradecer o empenho de todos os envolvidos, desde a preparação para o dia da Avaliação, onde realizamos a formação com os aplicadores e também o trabalho de conscientização com os pais e responsáveis pelos alunos para que não deixassem de realizar a Avaliação no dia marcado. Agradecemos todo o apoio e compreensão das equipes da Secretaria de Educação, diretores, vice-diretores, coordenadores, suporte pedagógico, professores e pais de alunos por essa somação de esforços”, agradece a coordenadora do Departamento de Ações e Gestão Escolar, Ceiça Viana.
No Município, a aplicação da Avaliação foi realizada através do aplicativo CAEd, com o auxílio de aparelhos do tipo smartphone. A metodologia foi desenvolvida através da parceria do Município com o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, por meio de uma parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco