A Prefeitura de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Sebrae, tem realizado um trabalho para a viabilização e incentivo, no sentido de fortalecer o Roteiro de Turismo Rural de Canindé.
O objetivo é fazer com que o turista conheça também a culinária, o artesanato e a produção sustentável, rural e agrícola do Município. "Dentro do plano de Governo de gestão da Prefeitura consta esse trabalho realizado com os pequenos produtores, agricultores e empreendedores do Município. A ideia é mostrar outros potenciais que Canindé pode oferecer para o trade turístico, principalmente com essas comunidades e empreendimentos locais, no sentido de gerar renda e promover ainda mais o turismo e a cultura local", ressalta a secretária Municipal de Turismo e Cultura, Patrícia Vitor.
E na tarde da última quarta-feira (16), a equipe de empreendedores e da Secretaria estiveram visitando o Quintal Produtivo da Mailde, localizado no Assentamento Florestan Fernandes.
O Quintal Produtivo da Mailde surgiu após participar como objeto de estudo de pesquisa do turismólogo, Marcio Ramos, no mestrado de Turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Hoje, o local é administrado pelo estudante Guilherme Viana, pela D. Mailde, e pelo seu Geraldo, mãe e pai do Guilherme. Eles também contam com a ajuda da vizinha, D. Josileide. Para Guilherme, o apoio da Prefeitura através da Secretaria tem sido essencial para o empreendimento. "Nunca imaginei que a gente pudesse chegar até aqui e o incentivo e apoio da Prefeitura está sendo importante pra gente. Aqui podemos receber os visitantes e mostrar pra eles como é a vida do pequeno produtor rural, os produtos que produzimos e a nossa culinária local".
No Quintal são produzidas guloseimas e receitas (bolos e produtos a base de palma, geléia de mamão, pães com fermentação natural, suco de facheiro e outros) com os próprios insumos da região, muitos deles colhidos no seu próprio quintal, de lotes próximos, de vizinhos ou que acabam buscando com outros parceiros empreendedores do Município, formando uma rede de fornecedores e produtores.
Fazem parte do Projeto, 14 empreendimentos locais, os quais também fizeram parte do Projeto realizado pelo Sebrae, em 2021, chamado Circuito dos Umbuzeiros.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social