Com o intuito de orientar salva-vidas, proprietários de quiosques e garçons que atuam na Orla Salomão Porfírio de Brito quanto aos cuidados que devem ser adotados no trajeto do trabalho devido a vazão do Rio São Francisco, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu uma palestra na última quinta-feira, 26.
A iniciativa se deu logo após uma inspeção realizada no local, onde objetos que podem causar acidentes foram identificados, a exemplo de tendas com arames, guarda-sóis, mesas e cadeiras.
Vale ressaltar que os utensílios são de responsabilidade dos permissionários, e a Prefeitura de Canindé de São Francisco atenta à situação, tem buscado estratégias que possam evitar os acontecimentos.
" São objetos que impedem a demora no socorro realizada pelos salva-vidas, podendo provocar, também, acidentes com estes e os demais profissionais", relatou a coordenadora e enfermeira do Cerest, Lígia Carvalho.
A ação contou com a parceria da Prefeitura de Canindé de São Francisco por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e teve a orientação do médico do trabalho, Dr. Sérgio Gamalho.
O que é o Cerest:
Cerest regional de Canindé de São Francisco
O CEREST é o estabelecimento de atenção especializada em saúde do trabalhador, que dispõe de serviço de vigilância em saúde do trabalhador (VISAT), além de prestar, à rede de serviços do SUS suporte técnico-pedagógico e clínico-assistencial para a atenção integral à saúde dos usuários trabalhadores urbanos e rurais, o que compreende as ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Por Yslla Vanessa
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco