A Prefeitura de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizou mais uma ação em prol do desenvolvimento turístico do Município. Em parceria com a ONG Centro de Terra, ICMBio e o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), cerca de 30 alunos receberam o Certificado de conclusão do Curso de Condutores de Visitantes de Canindé de São Francisco. A solenidade de entrega aconteceu na tarde da última segunda-feira (21), no plenário da Câmara de Vereadores do Município com a presença dos formandos, familiares e comunidade local.
A realização do curso é um desejo antigo de moradores da comunidade Adão Preto, localizada próximo ao Vale dos Mestres, e de pessoas que trabalham há vários anos com a condução de visitantes na região mais conhecida como o Oásis do Sertão Sergipano. A iniciativa faz parte do grande Projeto de Ordenamento Turístico que está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal.
Trabalhando na condução de visitantes há cerca de 10 anos na região, o condutor Geovani Ferreira, disse estar satisfeito com a realização do curso e parabenizou a gestão pela iniciativa. “A palavra pra esse momento é gratidão. Pela primeira vez estamos vendo e de fato participando de ações colocadas em prática. Era um curso esperado por todos nós que já trabalhamos com o turismo aqui no Município e agora podemos dizer realmente que somos profissionais, que não trabalhamos mais de forma clandestina na condução de visitantes, proporcionado através da realização desse curso”, ressalta.
Para o prefeito, Weldo Mariano, a entrega dos certificados é apenas mais um passo do que ainda estar por vir. “Queremos parabenizar a cada aluno que participou do curso e que acreditou na nossa iniciativa em buscar o desenvolvimento e potencial turístico do nosso Município. Estamos buscando emendas e todos os recursos necessários para executar o Projeto de Ordenamento dos vários pontos turísticos de Canindé de São Francisco e esta é mais uma ação que está dentro desse grande Projeto”, enfatiza o prefeito.
O curso de Condutores de Visitantes teve a duração de dois meses com carga horária de 148h. Durante o curso, aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas em diversos locais e pontos turísticos do Município. Além disso, os alunos receberam conhecimentos em diversas disciplinas e assuntos ligados ao desempenho do trabalho de condutor como história local, ecossistema e patrimônio arqueológico, noções de cartografia e orientação espacial, ética, apresentação pessoal e relações interpessoais, educação financeira, primeiros socorros, manejo e manutenção de trilhas e diversos outros assuntos. O curso contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura.
Presenças
Estiveram presentes ainda na solenidade, a primeira-dama do Município, Maria Leila; a secretária Municipal de Turismo e Cultura, Patrícia Vitor; a secretária Municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, Edilma Lins; o secretário Municipal de Educação, Felino Bonfim; o secretário chefe de gabinete, Edésio Monteiro; o secretário da Controladoria Geral do Município, Ricardo França; o representante do ICMBio, Emerson Leandro Costa; o representante do MAX, Paulo Alexandre; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Moisés.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco