O Projeto Pedagógico " A Vida Corre Nas Veias", idealizado pelos professores de ciências naturais e biologia do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, aconteceu nesta quarta-feira, 09, e contou com o apoio da Prefeitura de Canindé de São Francisco através da Secretaria Municipal de Saúde.
A ação, realizada pela primeira vez na cidade, teve a participação dos alunos e sociedade em geral, que se sensibilizaram e doaram sangue ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
De acordo com a professora Vera Avelino, antes da execução do projeto, os alunos aprenderam em sala de aula a importância de realizar uma ação solidária e quantas vidas podem ser salvas através da iniciativa.
" Sabemos que com a chegada do final de ano, diminui a quantidade de doadores de sangue e esse é um fato preocupante, uma vez que pessoas necessitam de sangue para o tratamento de saúde", disse.
Os estudantes também realizaram pesquisas e buscaram doadores de sangue na sociedade, o que despertou satisfação nos pais e responsáveis.
Ao ter conhecimento sobre o projeto, o Hemose aderiu a ideia, levando em consideração a importância da ação e o baixo estoque de sangue atualmente.
Além da coleta de sangue, o projeto promoveu aferição dos sinais vitais e palestras para o público em geral. Vale ressaltar que jovens que têm a partir de 16 anos podem realizar a doação de sangue por meio de autorização dos pais ou responsável legal.
O Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), é um dos hospitais que recebem parte da doação. Pacientes que sofreram acidentes, passam por procedimentos cirúrgicos, tratamentos de câncer ou anemia, necessitam constantemente da doação de sangue.
Com isso, segundo a gerente de captação de doadores de sangue e cadastro de medula óssea, Rosely Dantas, cerca de 120 doações precisam ser feitas por dia para atender todo o Estado. Atualmente, 70 doações estão sendo realizadas.
" Houve uma redução do mês de outubro para cá, afetando diretamente a distribuição de sangue para os hospitais.", informou.
Como doar sangue
Para doar sangue, o doador passa por um processo, sendo ele o cadastro, pré-triagem para verificação de peso, pressão arterial, altura e triagem para analisar se há deficiência de ferro no sangue .
Logo após, acontece a triagem clínica, baseada em entrevista que busca informações como uso de remédios, cirurgias realizadas, uso de tatuagens, entre outras perguntas que fazem parte da avaliação.
Feito isso, o doador segue para a sala de coleta, onde 450 ml de sangue são retirados, analisados e distribuídos aos hospitais.
Endereço do Hemose
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (HEMOSE), fica localizado na Rua Quinze, S/N – Capucho, em Aracaju – SE. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h.
Doar sangue é um gesto solidário e uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Por Yslla Vanessa
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco