Na manhã da última terça-feira, 20, a Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria de Juventude, realizou a Aula Inaugural do Programa Jovem Aprendiz.
O evento contou com a presença de Franklim Nunes e Marcelle Prado, representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que será a instituição formadora do Programa de Aprendizagem Municipal, responsável pela Gestão Trabalhista e Educacional do Programa, que engloba a aplicação do Curso Básico e Específico, a gestão das relações com Escola e família e a supervisão da relação entre aprendiz e empresa no que diz respeito à formação.
Na ocasião, os supervisores dos aprendizes, estudantes e seus respectivos responsáveis legais, receberam orientações sobre o funcionamento do programa e o cumprimento das atividades práticas do programa de aprendizagem em ocupações administrativas. Cerca de 10 jovens foram classificados no processo seletivo e outros 30 formam cadastro reserva do Programa Municipal de Aprendizagem.
Participaram do certame, jovens com idade entre 14 e 24 anos, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os jovens aprendizes terão jornadas de trabalho de 4 horas diárias, no contraturno escolar. Os contratos terão prazo de 2 anos e remuneração de um salário mínimo proporcional à carga horária trabalhada.
Instituído pela Lei nº 209/2021, o Programa Municipal de Aprendizagem tem o objetivo de promover a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho.
Foto: Janisson Silva
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco