Em Canindé de São Francisco existem 8.937 famílias inseridas no Cadastro Único
Com o objetivo de esclarecer dúvidas, as novas regras e condições sobre o Programa Auxílio Brasil e o Cadastro Único, a Prefeitura de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social realizou na manhã desta quarta-feira (31), no Ginásio de Esportes Diamante Negro, o IV Encontro Intersetorial do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).
O Cadastro Único é um banco de dados do Governo Federal, utilizado como porta de entrada para diversas políticas públicas sociais como o Programa Auxilio Brasil (maior entre todos os programas ofertados), Programa Minha Casa Minha Vida, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica, Garantia Safra, Programa de Cisterna, entre outros Programas.
Para o prefeito Weldo Mariano, a discussão sobre o assunto é de suma importância para a população. “Um assunto que tem que ser amplamente divulgado e orientado, para que as pessoas possam saber, antes de solicitar qualquer benefício, os seus direitos e deveres perante os Programas sociais ofertados através do Cadastro Único”, pontua.
A secretária Municipal de Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social, Edilma Lins, destacou a troca de informações entre os órgãos públicos e a comunidade. “As informações precisam ser repassadas da forma mais correta possível com o intuito de levar a população todos os esclarecimentos acerca dos benefícios”.
Na oportunidade, a campanha “Fora da Escola Não Pode” também foi destaque. Uma das condicionantes para se ter direito ao benefício é a manutenção por parte das famílias beneficiárias, manterem seus filhos devidamente matriculados e estudando. “A frequência escolar é uma das principais condicionantes para o benefício, pois a Educação é a base de tudo e as famílias precisam entender isso. Inclusive, este ano, o Programa ampliou a faixa etária que agora vai de quatro a vinte e um anos de idade, claro, desde que o adolescente e o jovem estejam devidamente matriculados na educação básica, ensino médio ou na modalidade da educação de jovens e adultos, e que também se enquadre dentro dos demais requisitos do benefício”, ressaltou a coordenadora estadual do Programa na Educação, Rute Lisboa.
Em Canindé, atualmente são 8.937 famílias inscritas no Cadastro Único e mais de 6.500 famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil. A população dispõe do Posto do Cadastro Único Municipal, que fica localizado na sede da Secretaria de Inclusão, na Avenida Castelo Branco s/n, no bairro da Torre. “A nossa equipe está a disposição e pronta para receber o cidadão e cidadã para quaisquer dúvida e esclarecimento, consultas e principalmente a atualização cadastral, requisito que precisa ser realizado anualmente”, destaca o coordenador do Posto Municipal, Adalberto Feitosa.
Participaram do Encontro, o coordenador estadual do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil, Carlos Passos, a primeira-dama do Município, Maria Leila, a secretária adjunta de Educação, Maria Ramos, técnicos da secretaria municipal de Inclusão, representante da Secretaria Municipal de Saúde, equipe da coordenação do Cadastro Único municipal e os beneficiários do Programa no Município.
Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco