Foi realizada na última quinta-feira (04), no auditório do mirante da Chesf, na divisa entre os Estado de Sergipe e Alagoas, a segunda reunião do Conselho de Assessoramento do MONA da Região dos Cânions e Lago de Xingó. O Conselho foi formado com o objetivo de monitorar, acompanhar e executar ações de prevenção de riscos de acidentes na região do Rio São Francisco, tornando assim, o destino turístico ainda mais seguro para visitação.
Participam do Conselho, representantes da Prefeitura de Canindé de São Francisco, através da secretaria Municipal de Turismo e Cultura e da Defesa Civil Municipal, Prefeituras dos Municípios de Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Paulo Afonso, Defesa Civil de Sergipe e de Alagoas, Marinha do Brasil, ATOLX e ICMBIO.
“A formação do Conselho se deu justamente a partir do trabalho que foi realizado pelos técnicos do Serviço Geológico Brasileiro no início deste ano. O objetivo é o monitoramento e a adoção de medidas acerca da segurança dos visitantes e turistas”, explica a secretária Municipal de Turismo e Cultura de Canindé de São Francisco, Patrícia Vitor.
Entre as ações já iniciadas, está a disponibilização de folders aos visitantes e operadores turísticos, além da confecção e posterior instalação de totens informativos contendo todas as medidas de segurança adotadas para as visitações. Já foi implementada também as novas sinalizações e balizamentos náuticos em áreas específicas do Lago de Xingó.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco