Inaugurado há 10 anos, o prédio necessitava de ajustes para ficar apto ao funcionamento
Desde o ano passado (2021), a Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, vem realizando uma série de intervenções e melhorias em toda a estrutura da Arena Carlos Magalhães, espaço que passou a chamar-se Ginásio de Esportes Francisco de Assis da Silva, o “Diamante Negro”, através de um Projeto de Lei, aprovado na Câmara Municipal de Vereadores. O Ginásio é palco de grandes eventos na Cidade e recentemente recebeu rodadas da Copa do Brasil de Futsal.
Inaugurado em 2012, o prédio necessitava de ajustes para que pudesse de fato entrar em funcionamento, principalmente, com relação à energia elétrica. Recentemente, o prédio também recebeu sua primeira pintura externa e interna, além das novas demarcações do piso tátil (para deficientes visuais) e do piso da quadra de esportes.
Desde inaugurado, apenas um transformador compartilha a distribuição de energia entre o Forródromo e o Ginásio. “Esse problema nós detectamos após uma série de testes e vistorias. Acontece que existe uma sobrecarga devido à utilização compartilhada do único transformador instalado. Existe uma tubulação própria para a instalação de um transformador independente para o Ginásio mas que nunca foi instalado”, explica o secretário Municipal de Esportes, Evandro Mariano.
Com o auxílio da Secretaria Municipal de Obras, foi realizada a manutenção completa do sistema hidráulico, o qual apresentava diversos vazamentos, causando prejuízos ao erário Municipal. Foram substituídas também, as lâmpadas antigas por refletores em LED de alta eficiência energética e de iluminação.
Outro problema, está no tipo de material colocado na cobertura do Ginásio, considerado de péssima qualidade. Com apenas 10 anos de construído, as telhas já se encontram todas deterioradas e em estado de ferrugem. “Já fizemos uma série de intervenções e paliativos na tentativa de não parar as atividades esportivas no Ginásio. A solução definitiva será a substituição total da cobertura por um material resistente, apropriado e indicado para este tipo de cobertura, material que tem uma durabilidade para cerca de 30 anos ou mais”, pontua. Ainda de acordo com o secretário, já está em fase inicial a abertura de um processo licitatório para contratação da empresa que irá realizar o serviço.
Por Silas Santos
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco