Após cerca de 14 anos abandonado, o prédio mais conhecido pela população como “elefante branco”, situado às margens da Rodovia SE 230, que dá acesso à Cidade de Canindé de São Francisco, está sendo totalmente revitalizado e reformado para receber o novo Complexo de Saúde do Hospital Haydée de Carvalho Leite Santos. Uma iniciativa da Prefeitura de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
Nesta 1ª etapa, foi entregue na tarde da última terça-feira (05), o Centro de Especialidades em Saúde. O novo espaço vai concentrar o atendimento, neste primeiro momento, de 8 especialidades médicas: pediatria, psiquiatria, psicologia, cardiologia, ginecologia, fisioterapia, nutrição e endocrinologia, além da realização de exames como ultrassonografia e eletrocardiograma. Anexo ao local, já funciona também a Central de Abastecimento e Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, local de armazenamento e estocagem de insumos e materiais que servem para abastecer as Unidades de Saúde existentes em todo o Município.
Emocionado, o prefeito de Canindé de São Francisco, Weldo Mariano, agradeceu o empenho de toda equipe da Prefeitura. “Uma satisfação no dia de hoje, entregar a população essa primeira etapa do que será o complexo do novo Hospital em nossa Cidade. Era um sonho da população e um projeto que constava no nosso plano de governo. Com esse novo equipamento vamos poder dar mais qualidade no atendimento em saúde do nosso povo, resgatando a autoestima e a dignidade da nossa gente”, ressalta.
O Centro de Especialidades em Saúde é composto por cinco consultórios médicos, uma sala ampla para a realização de atividades de fisioterapia, espaço para crianças, banheiros adaptados, copa, sala administrativa e área de recepção. O Centro de Especialidades irá funcionar de segunda à sexta, no horário das 7h às 18h.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosacy Alves, o próximo passo é planejar e viabilizar o início da revitalização completa do prédio para que se possa fazer a transição total dos serviços do Hospital Haydée de Carvalho, do atual local, para o novo espaço. “Muito em breve estaremos trazendo para este novo espaço os demais serviços que ainda irão continuar funcionando no local atual, como os serviços de Pronto Socorro e de Urgência, o centro cirúrgico e demais setores que lá estão”.
A obra de revitalização e reforma foi acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Segundo o secretário, Rildo Joaquim, por se tratar de uma estrutura abandonada há cerca de 14 anos, a obra necessitou de um cuidado especial. “O prédio estava totalmente abandonado, vidraças quebradas, paredes deterioradas, pisos deformados, enfim. A entrega de hoje mostra o compromisso e o respeito da atual gestão em oferecer à população canindeense, cada vez mais, serviços de qualidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida”, pontua.
O médico cardiologista e homeopata, Adeildo Rodrigues, primeiro plantonista quando da inauguração do Hospital de Canindé de São Francisco, há 20 anos atrás, lembrou do passado e parabenizou a atual gestão pela entrega do novo espaço. “Fico muito contente em participar dessa evolução que o Município de Canindé está passando atualmente. Gerando mais conforto e melhores condições de trabalho para os profissionais que aqui atuam, e sobretudo, ver a população ser melhor assistida”.
Presenças
Estiveram presentes no evento: a comunidade em geral; servidores públicos municipais; empresários locais; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Juarez de Vavá; os vereadores Zé Caloi, André da Saúde, Adriano de Bomfim, Klebinho Feitosa e Bianca Carvalho; os secretários municipais Edésio Monteiro (Chefe de Gabinete); Victor Mota (Agricultura, Água e Meio Ambiente); Edilma Lins (Inclusão, Trabalho e Desenvolvimento Social; Felino Bomfim (Educação); Cristiana dos Santos (Planejamento); Evandro Mariano (Esportes); Patrícia Vitor (Turismo e Cultura); Jacyanna Vieira (Administração e Finanças); Ricardo França (Controladoria); a coordenadora do Centro de Especialidades, Silvia Fernandes; o superintendente da SMTT, Fernando Santos; além de diretores e coordenadores de departamentos da administração municipal.
Por Silas Santos
Foto: Janisson Silva
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Canindé de São Francisco